28° C

PE-Integrado

 

Histórico do sistema

Histórico e Linha do Tempo

Histórico e Linha do Tempo

Histórico do sistema

 

 

Histórico


O sistema PE-Integrado foi adquirido em 2012 por meio  do Processo Licitatório nº 149.2011.VII.PE.076.SAD, Pregão Eletrônico nº  076/2011, com recursos do Banco Mundial (BIRD).

Conforme Termo de Referência, o projeto foi dividido em 5 (cinco) macrofases:

1. Disponibilização/Instalação do Software

A primeira etapa de “Disponibilização/Instalação do Software” abrangia a disponibilização dos módulos do sistema e a sua instalação nos servidores da ATI. Desta forma, conforme cronograma, o sistema foi devidamente instalado nos servidores da ATI, contendo todos os módulos e sub-módulos. 

  

2. Adequação/Ajustes

A etapa de “Adequação” abrangia as parametrizações, integrações e carga de dados no sistema e iniciaram em dezembro de 2012, conforme cronograma. As parametrizações do sistema foram desenvolvidas levando em conta os 600 (seiscentos) requisitos descritos no Termo de Referência do processo.

  

3. Avaliação/Homologação

A terceira etapa de “Avaliação/homologação” abrangeu as atividades de entregas de funcionalidades e telas para testes e validação. Foram realizadas reuniões e encontros para execução destas atividades em conjunto com as áreas de negócios e alguns órgãos selecionados para participar do processo de homologação, levando em conta suas especializações, como ATI, SES, SDS, etc.

Após a finalização das mesmas, cada módulo foi gradualmente sendo disponibilizado em produção (ambiente real de uso).

 

4. Treinamento

Por fim, a etapa final incluía a realização de treinamentos com os usuários.

Entre Maio e Junho de 2014 foram realizadas as turmas pilotos de treinamento do sistema nos órgãos pilotos selecionados: PERPART, FUNAPE, SAD, PGE, SEPLAG, SCGE, SCJ, CASA CIVIL e GABINETE DO GOVERNADOR.

 

 5. Implantação Piloto

Após a realização dos treinamentos foram realizadas as seguintes implantações de forma piloto:

SAD, PERPART, FUNAPE e ATI: Compras, Licitações e Almoxarifado.

PGE, CASA CIVIL, GABINETE DO GOVERNADOR, SEPLAG, SCGE e SCJ: Compras e Licitações.

 

Entre 2014 e 2016, o projeto foi temporariamente suspenso, em decorrência de restrições orçamentárias. E em 2016, o projeto foi reiniciado a partir do levantamento de requisitos para readequação do sistema aos procedimentos e legislações estaduais atualizadas.

A partir do início de 2017, o sistema passou por melhorias técnicas e funcionais, bem como novas avaliações e homologações.

E, em outubro do mesmo ano, ocorreram as primeiras turmas de treinamento abrangendo todo os órgãos e entidades do Estado de Pernambuco, inclusive MPPE, TJPE e TCEPE, para a capacitação dos usuários para uso da ferramenta.

E, finalmente, em 06 de novembro de 2017, a plataforma PE-Integrado foi implantada em todo o Estado, nos módulos de Solicitação de Compras, Cotação, Banco de Preços, Compra Direta e Pregão Eletrônico.

A implantação dos demais módulos será horizontal, abrangendo todas as UGs, de modo a concluir o processo de implantação até outubro de 2020. 

 

Linha do tempo